Início > Direto do Vale > A Era pós PC

A Era pós PC

17/09/2012

A Era pós PC ( The Post PC Era )

Senhoras e senhores, estamos na Era pós PC. Você já se pegou comentando com um amigo ou familiar sobre a nova aplicação que descobriu para seu iPhone ou Telefone Android. Talvez um novo tipo de GPS que verifica a velocidade de outros celulares com o mesmo aplicativo e por consequência indica rotas alternativas pois sabe como esta o transito em tempo real ( alias, o nome deste é Waze ), ou aplicações que indicam shows, teatros, restaurantes, um novo game, uma ferramenta fácil para criar loops de musica entre infinitos outros que passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia.

Um dia destes estava falando de futebol com o taxista que lembrou de um vídeo engraçado que viu no Youtube, imediatamente tocou no seu Tablet/GPS/Media Center etc … do seu carro e me mostrou o vídeo, apos algumas risadas perguntou meu email e me mandou o link. Quando perguntei que aparelho era aquele ele fez um discurso sobre o alto preço do iPad no Brasil, o baixo custo do seu Tablet com base Android e a facilidade de encontrar no Google os aplicativos que ele precisava, fazendo um paralelo entre as versões sem custo e com custo das aplicações que ele mais gostava.

Os assuntos relacionados ao que foi postado na sua rede social, twitter, os novos lançamentos de celulares e tablets e suas funcionalidades ( como a repercussão sem precedentes do lançamento do iPhone 5 ) além das inúmeras versões de telefones com base Android, a troca de informações sobre aplicativos interessantes e uteis, tudo isso através da utilização de dispositivos moveis em casa ou no trabalho não deixa duvidas de que já estamos em uma Era pós PC.

A cerca de 25 anos a Apple criou o primeiro sistema operacional visual com base em experiências que haviam visto na Xerox, em uma sociedade Techno-hippie onde alguns acreditavam que o conhecimento deveria ser compartilhado com o mundo e outros acreditavam que deveria ser patenteado e vendido. A estratégia da Apple consistia em criar dispositivos como o Macintosh que tivesse hardware e software super integrados, oferecendo a melhor experiência possível para o usuário final.

Neste cenário a Microsoft criou um sistema operacional visual mas o fez disponível para o máximo de versões de PC que os grandes players de hardware disponibilizaram para o mercado, e nos anos seguintes vimos a Microsoft se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo, comprovando que sua estratégia era mais eficiente.

Na data da divulgação deste artigo, 17 de Setembro de 2012, a Apple Inc. esta avaliada em USD 652 Bi enquanto a Microsoft USD 260 Bi, mostrando que a longo prazo a estratégia do dispositivo integrado com foco na melhor experiência do usuário esta sendo mais aceita. Apesar disso o Google Play oferece uma Apple store para Android, que de forma análoga ao que ocorreu no passado oferece os aplicativos modernos a qualquer dispositivo Android.

Independente da competição entre os grandes, não se discute mais nas ruas quanto poderoso é seu PC, mas qual o ultimo aplicativo que você instalou no seu iPhone/Android ou qual o melhor plano de dados pra conectar seu tablet. Bem vindo a uma Era independente do sistema operacional, com aplicativos na Nuvem a preços razoáveis. É este o futuro de qualquer outro aplicativo, mesmo corporativo, que ainda não tenha sido re-desenvolvido para os padrões dos aplicativos modernos. Devido a impressionante influencia que esta mudança da tecnologia da informação tem no cotidiano das pessoas poderíamos até chamar este momento de A Era dos aplicativos ( The Apps Era ).

Anúncios
Categorias:Direto do Vale