Início > Cloud Computing > The Software-defined Datacenter

The Software-defined Datacenter

29/08/2012

The Software-defined Datacenter ou Datacenter automatizado por software

 

A cada dia que passa o software esta automatizando o mundo e transformando modelos de negocio, segmentos de Mercado e a forma com que as pessoas interagem entre si. Podemos citar a indústria financeira e de telecomunicação como pioneiros desta transformação. São segmentos onde o software é a operação da empresa, sem ele seus produtos não existiriam na escala que temos hoje.

Mas ultimamente temos visto inúmeros segmentos serem transformados pelo software e permitindo a evolução do negocio para um nível de excelência que diferencia a empresa contra seus concorrentes, com vantagens tão agressivas que tornam estas empresas referencias de modelo de negocio. Podemos citar a cadeia de distribuição e abastecimento automatizada do Wallmart, o sistema automatizado de entrega e acompanhamento da Fedex, entre outros. Até o automóvel de hoje tem um nível de automação tal que não conseguimos mais dar manutenção no nosso carro na garage de casa, isso virou coisa do passado, como citado no artigo de Marc Andreessen no The Wallstreet Journal intitulado “Why Software is Eating the World”

Neste cenário, a rápida automação do Datacenter, Nuvens e Sistemas de TI em geral também impressiona. Com a virtualização de computadores as maquinas viraram software, com a virtualização do Storage os sistema de armazenamento passaram a operar com melhor performance e menor custo dependendo do tipo de arquivo a ser armazenado, e agora o mercado busca a automação completa do Datacenter através da virtualização da rede, segurança e todas as tarefas relacionadas a manutenção de uma Nuvem Privada ou Publica.

O termo Software-defined Networking da nome a este novo movimento, e foi dele que surgiu o termo Software-defined Datacenter para descrever não só a automação da rede e segurança mas de todo o Datacenter.

A VMware, empresa de virtualização e Cloud Computing acaba de finalizar a compra da Nicira, líder em Software-defined Networking por USD 1.3 Bi.

O objetivo é que com base em politicas de nível de serviço estabelecidas para cada aplicação daquela Nuvem, o Datacenter automatizado possa distribuir aquele aplicativo em maquinas virtuais que garantam sua performance, com o perímetro de segurança adequado, rede adequada, storage adequada, tudo de forma automática em forma de software, sendo possível a transferência deste Datacenter Virtual entre Datacenters físicos ou Nuvens Privadas ou Publicas.

Desta forma a relação custo/performance que deu um salto com o advento da virtualização, dará mais um salto significativo com a automação completa da TI.

Anúncios
Categorias:Cloud Computing
%d blogueiros gostam disto: