Início > Cloud Computing > Disaster Recovery to the Cloud

Disaster Recovery to the Cloud

28/05/2012

A Recuperação em caso de Desastre na nuvem é uma alternativa muito mais econômica e  eficiente comparada a construção de um segundo centro computacional, uma das grandes soluções que surgiram com o advento da virtualização e do clound computing.

Para a maioria das empresas ter uma localidade secundaria para armazenar seus dados e assumir o processamento de seu datacenter em caso de desastre é essencial, mas de fato não existe, pelo alto custo, deixando a operação e talzes os principais produtos de uma empresa expostos ao acaso.

A recuperação na Nuvem traz dois principais benefícios econômicos, o pagamento é feito por uso, ou seja, não existe alto investimento de capital adiantado para construção de nenhum ambiente computacional, e além disso o custo do serviço é viável pois a site de recuperação é comum a vários clientes pois na maior parte do tempo ele não esta sendo utilizado.

Do ponto de vista operacional existem outros dois benefícios principais, a possibilidade de automação do processo de recuperação, de forma que mediante a um desastre, os sistemas sejam reiniciados, além dos testes de recuperação que podem ser feitos a qualquer momento sem afetar a produção.

A implementação de um sistema de recuperação moderno impressiona, pois basta instalar um aplicativo que ira identificar os sistemas a serem recuperados, fazendo a automação do processo. Para que o serviço funcione é preciso conectar este aplicativo aos serviços de um provedor que tenha o sistema virtual adequado em sua Nuvem.

Desastres como o 11 de Setembro não vão mais fechar as portas de empresas que tinham seu ambiente de recuperação na segunda Torre. Desastres no dia-a-dia não precisam ser tão catastróficos para causar a parada total da operação de uma empresa, falhas no sistema de storage, comunicação e energia, são muito comuns. A maravilha deste tipo de solução e poder tirar da lista de afazeres de Diretores de Tecnologia o item Recuperação em caso de Desastres e proteger a continuidade dos negócios da empresa.

Anúncios
Categorias:Cloud Computing