Início > Conceitos, Tendências, Virtualização > JeOS e a mudança do papel do Sistema Operacional

JeOS e a mudança do papel do Sistema Operacional

12/05/2010

JeOS  = Just enought operating system

Com o advento dos dispositivos virtuais, o sistema operacional muda de papel. Se há um hypervisor, camada de virtualização responsável por reconhecer a máquina física e seus dispositivos ( como um sistema operacional antes fazia ), e em cima dele uma máquina virtual com um sistema operacional instalado dentro dela, estes “guest operating systems” não precisam mais ter tantas funcionalidades para reconhecer tipos de máquinas físicas e drivers de dispositivos físicos de diferentes fabricantes.

O sistema operacional a ser instalado dentro da máquina virtual (guest) só precisa reconhecer o hardware virtual. É como se houvesse somente um modelo e fabricante de computadores.

Além disso, o SO convidado não precisa ter tantos módulos ou serviços agregados para apoiar o usuário ou diferentes aplicativos, ele só precisa ter os serviços suficientes para executar, com performance, segurança e eficiência, o aplicativo que será instalado nele. Em suma, os sistemas operacionais do futuro terão funções específicas, e não abrangentes.

Anúncios